Quando o ciúme é demais e te faz perder


Relacionar-se na atualidade é uma tarefa muito complicada: vemos diariamente casos de separações, brigas, dificuldades de comunicação, traições, incompatibilidade de sonhos e vontades, dentre outras. Parece uma missão quase impossível viver a dois na sociedade em que estamos, quando a falta de respeito, amor e consideração para com o outro tem aumentado e parece não haver solução.

Tudo o que passamos na vida é aprendizado! Sim, aprendemos a falar, a andar, a comer com talheres, a vestir roupas, a andar sobre as duas pernas... essas tarefas são tão simples mas não nascemos com elas, tivemos que aprendê-las. Mas a questão é que tivemos, em muitos momentos da vida, pais, mães, professores, pessoas que nos ensinaram a nos comportar em sociedade, que nos ensinaram matemática, geografia, história, língua portuguesa.

O grande problema é que não fomos ensinados a sentir! Sim, pode parecer estranho em primeiro momento, mas sentimentos também são aprendidos, e o mais grave é que não há uma “escola de sentimentos”, em que podemos ir para aprender a como construir emoções positivas, ou que não nos façam mal. Sentimentos são comportamentos que nascem da interação de três coisas: componentes bioquímicos presentes no organismo (neurotransmissores e hormônios, por exemplo) + a experiência de vida de cada pessoa (história pessoal) + o sistema simbólico que cada pessoa possui (a maneira como cada pessoa vivencia as suas experiências).

Dificilmente falamos de nossos sentimentos, na maioria das vezes somente sentimos, quando não os ignoramos, e essa questão é tão séria que muitas pessoas chegam a passar mal fisicamente por conta de emoções não trabalhadas (o que chamamos de somatização). Não, se você acha que isso é “frescura” está totalmente enganado: só quem já sofreu um ataque de pânico, por exemplo, sabe como as emoções podem afetar o seu corpo, pois o coração fica muito acelerado, os músculos se contraem, a respiração falha, a pressão cai, etc. E existem várias outra possibilidades de sentimentos não tratados que podem prejudicar nossas vidas.

Uma dessas possibilidades é o ciúme: muitas vezes a pessoa vive desconfiada de tudo, não consegue dormir direito, só pensa em coisas negativas, sofre dor no peito, um “nó na garganta”, e acaba tomando decisões e tendo atitudes que são precipitadas e causam sofrimento não só para si, mas para aqueles que a cercam. O ciúme, quando levado ao extremo, pode gerar um relacionamento possessivo e autodestrutivo, pois a pessoa não consegue mais se relacionar de maneira saudável com seu companheiro, gerando um ciclo de brigas, agressões, desconfianças, choro, dentre outras.



Ciúme não é “besteira”, é uma dificuldade psíquica séria para algumas pessoas, e estas perdem em qualidade de vida, tem relacionamentos terminados, e não conseguem viver com prazer com as outras pessoas. Quantas pessoas você conhece que já terminaram um ou vários relacionamento por causa de ciúmes? Muitas vezes a pessoa termina com o companheiro pensando que o problema se resolverá, mas no próximo relacionamento se depara com o mesmo problema, o que pode fazê-la enxergar que o problema pode não estar na relação, mas sim na forma como a própria pessoa vive os seus sentimentos.

Mas ciúmes, assim como qualquer outro sentimento, é também aprendido, e da mesma forma pode ser desaprendido e ressignificado. É possível viver uma vida tranquila, com um relacionamento estável, saudável, duradouro, se a pessoa tiver a capacidade de trabalhar as suas emoções.

Mas como fazer isso? Amigo, não há receita mágica para isso! O que pode-se indicar é um acompanhamento terapêutico para que a pessoa possa compreender como se construiu a dinâmica de seus relacionamentos, e assim ter maiores condições para reaprender a sentir.

Se você se encaixa nesse quadro acima, entre em contato conosco, estamos desenvolvendo um programa especial e a um custo acessível para as pessoas que querem trabalhar a questão do ciúme para ter melhor qualidade de vida nos seus relacionamentos.

Tem interesse? Entre em contato conosco pelo número (62) 99446-3122 (Whatsapp) e pergunte como fazer parte do programa para trabalhar o ciúme! Se você entrar em contato conosco dizendo que leu esse texto, nossa equipe irá lhe dar condições especiais de ingresso no programa, para que você comece imediatamente.
---

Imagem: Extraída do Google Imagens

Sobre o autor

Murillo Rodrigues dos Santos, é psicólogo (CRP 09/9447) pela PUC Goiás (Brasil), com formação em Terapia de Casais e Famílias pela Universidad Católica del Norte (Chile). Mestre em Psicologia pela Universidade Federal de Goiás (Brasil). Possui aperfeiçoamento profissional pela Brown University (EUA) e Fundación Botín (Espanha).

0 Comentários

Fale comigo com apenas um clique

Clicando abaixo você será redirecionado para o whatsapp em que falará com alguém de minha equipe. Por lá você poderá saber, por exemplo, como funciona para se consultar ou me convidar para uma aula, palestra, entrevista ou consultoria.